INTER UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E TROFÉUS- Vol. 4

Em complementação à pesquisa das conquistas e troféus obtidas pelo INTER em toda sua história, estamos  apresentando o Volume 4 que diz respeito à era profissional do Beira-Rio, iniciada em 1969 e que trouxe as maiores glórias coloradas  em todos os cenários: regional, nacional e internacional.

No âmbito regional, com 60 anos de existência até a inauguração do Gigante da Beira-Rio, o INTER possuía 16 títulos, estando em desvantagem em relação ao rival da Azenha. A partir daí começou a empilhar troféus e ao cabo de 43 anos somou mais 25, totalizando 41 campeonatos, o que o torna o maior vencedor gaúcho. Neste percurso conquistou o OCTA CAMPEONATO em 1976, título que nenhum time profissional da América possuía. Hoje, ao que temos conhecimento, em termos profissionais continua a ser o único do Estado e no Brasil ninguém o supera, sendo apenas acompanhado pelo Joinvile de Santa Catarina com a mesma série contínua de 8 (oito) conquistas regionais.

No âmbito nacional, foi o 1º TRI CAMPEÃO BRASILEIRO, conquistado no curto espaço de 5 (cinco) anos (1975 a 1979). E para orgulho dos colorados é o único clube a obtê-lo de forma  invicta em mais de 40 anos de disputa.

 

Indispensável citar que no âmbito internacional, o INTER tornou-se o maior papão de títulos da América no presente século, ganhando todos os tipos de disputa, culminando com o invejável CAMPEÃO MUNDIAL FIFA, que se constitui na maior façanha que um clube de futebol pode almejar.

 

 Na relação conjunta de todos os volumes, 2 – Futebol Na Era Amadora, 3 – Futebol Profissional da Era dos Eucaliptos e agora o 4 – Futebol Profissional da era Beira-Rio, constatou-se que mais de 70 (setenta) títulos (em letra preta) não estão relacionados no site oficial do INTER (letra vermelha). Conforme foi dito no inicial da pesquisa, segundo fomos informados, o Site Oficial do Clube contém somente as conquistas mais relevantes.

Nota-se que o diferencial reduz-se bastante no presente volume da era Beira-Rio, em que os registros passaram a ser mais observados pelo Clube, sobretudo, por serem conquistas mais recentes e importantes. As mais antigas, pelas dificuldades de obtenção dos dados, foram conseguidas em buscas de jornais da época, alguns de 80, 90 e até 100 anos, quando se deram os primeiros passos de existência do S. C. INTERNACIONAL.

Ainda a reiterar o comentário em volume anterior, em se tratando de conquistas e troféus ganhos, entendemos que devam estar relacionados somente aqueles decorrentes de disputas em que o INTER foi o vitorioso ou resultou em 1º lugar, admitindo-se que ao longo de sua história também recebeu troféus comemorativos, de eventos participativos ou mesmo de vice campeonatos.

Embora a criteriosa análise feita, é possível que algum título não tenha sido nominado, não impedindo, contudo, a sua inclusão posterior, desde que efetivamente comprovada sua ocorrência.

Conforme frisamos no comentário inicial, a pesquisa limitou-se ao futebol profissional, sem entrarmos nas categorias de base bem como de outros esportes que tiveram realce no passado e fazem parte do histórico do Clube, a exemplo do título de CAMPEÃO MUNDIAL FIFA DE FUTSAL – 1997 e de tantos outros obtidos no basquete, no vôlei, na ginástica, no atletismo e em outras modalidades que, infelizmente, deixaram de ser praticadas pelo Clube, voltado nas últimas décadas quase que exclusivamente ao futebol. Contudo, surgem esperanças de que o INTER retorne a algumas dessas práticas esportivas, a exemplo do futsal, que no corrente ano esteve prestes a ser retomado.

Por fim, considerando a extensa relação de títulos conquistados ao largo de 103 anos de existência do Clube, o que motivou a subdivisão em volumes, também dispomos do total de conquistas num único arquivo, caso algum colega esteja interessado em recebê-lo.

Mais detalhes sobre os títulos  neste período acesse o arquivo INTER-UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E TROFÉUS-vOL.4

Saudações coloradas

Heleno Costi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Heleno Costi

Heleno Costi

6 comments

  1. Simone Bonfante
    Simone Bonfante

    nunca pise no calo de um colorado..se não quiser se arrepender…rsrsrsrsrs

  2. Heleno Costi
    Heleno Costi

    Pessoal,
    Tudo começou porque alguns azulados provocaram e pisaram nos meus calos. E assim ficou comprovado que, em termos de grandeza, ninguém supera o nosso INTER.
    Saudações Coloradas

  3. Alô você Heleno!
    Realmente esse foi o período em que o Inter abandonou as fraldas e se tornou adulto. Seus títulos de expressão nacional brotaram aí, sua conquistas internacionais surgiram aí também. Mas o teu trabalho de buscar isso tudo foi extraordinário. Já tive a oportunidade de te dizer pessoalmente. Esse trabalho deve ser mostrado, merece vitrine. Parabéns mais uma vez, velho colorado!
    SC

  4. Simone Bonfante
    Simone Bonfante

    Nossa Heleno…eu lembro daquele jogo contra o Barcelona no futsal, foi motivo de orgulho pois ali mostrava a estrutura de um clube e o idealismo do povo gaucho na vitória sobre os espanhóis e o time do Inter era deeeeemaaaaaais. Teu trabalho de pesquisa para levantamento de informações pode até ser o embrião de um livro quem sabe traçando o paralelo das conquistas e o sentimento do torcedor para com o Inter diante de alguma delas..é de se pensar…apoio; BAC

  5. marco dutra

    Heleno, gostaria de ressaltar a dedicação e o trabalho fantástico de pesquisa realizado. São informações que a grande maioria dos colorados não tinham conhecimento e que se tornou público graças ao teu coloradismo e dedicação. Parabéns !! Abraço

  6. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo serviço prestado aos Colorados, Heleno! Em 103 anos de existência muitas informações podem se perder sem a atuação de pessoas dedicadas como você. E sempre é bom reviver momentos de glória do nosso Sport Club Internacional, como se costuma fazer nas inúmeras festas coloradas que se realizam por este Rio Grande afora. Recordar é viver. E viver feliz é o destino de cada Colorado e Colorada deste Universo. Grande abraço e Saudações Coloradas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*