INTER UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E TROFÉUS-vol 1

 

1º Troféu conquistado

A idéia de fazer uma detalhada pesquisa de conquistas e troféus da História do INTER nasceu de e-mail recebido de torcedores do rival, que circula na internet, contendo um comparativo de títulos entre os dois grandes do nosso Estado, tomando por base os sites de ambos os clubes. O resultado dessa pesquisa, vamos publicar em volumes.

Primeiramente, a se dizer que tudo que está contido num site de clube pode ser oficial, mas nem tudo que é oficial ali está contido. E, de fato, vendo o site do INTER dá para constatar que no mesmo faltam diversas conquistas ganhas em campeonatos, torneios e participações ao longo da história.

Taças do Hexa do Rolo Compressor

Em contato mantido com o pessoal do Museu, foi-me esclarecido que o INTER apresenta em seu site somente os feitos mais importantes, conforme é observado em grande parte dos clubes, ao contrário do site do rival que desce ao detalhamento de datas comemorativas e excursões ou quando não  decorrentes de próprias interpretações que sequer foram reconhecidos oficialmente.

Tri Bras Invicto e Copa Brasil

A este propósito citamos o exemplo da Taça Wanderpreiss, que era disputada no início do século passado e limitada a dois únicos clubes participantes de descendência germânica, mas que está colocada no próprio site do clube, como sendo Campeão Citadino, durante anos a fio, mesmo antes da fundação da 1ª liga oficial, que foi a LPAF – Liga Porto Alegrense de Futebol – que passou a reconhecer e oficializar a disputa somente a partir de 1910. Estendemos o exemplo com os Campeonatos Citadinos de 1964 e 1965, que estão computados como ganhos, quando se sabe que não houve tal disputa, cuja última edição deu-se em 1960, passando a partir daí a haver somente o Campeonato Gaúcho, excetuando a edição extra de 1972, segundo arquivos da  própria FGF.

É bom esclarecer, que as conquistas mesmo não oficiais não deixam de ser importantes, mas o que não deve ser admitido é descaracterizá-las de sua real natureza, com a finalidade de dar uma dimensão maior.

Mundial FIFA

De qualquer forma, entendemos que o INTER, além dos títulos considerados mais importantes, como é citado, deveria conter em seu site um quadro de outros títulos menos expressivos, justamente para evitar distorcidas interpretações como as apresentadas pelos rivais e também possibilitar ao torcedor colorado uma total visão do que o INTER construiu em conquistas em 103 (cento e três) anos de história.

A par disso, cabe registrar a existência de inúmeros sites e blogs de torcedores, contendo os feitos colorados.  Contudo, a se frisar que vários se encontram incompletos ou com informes conflitantes, daí a nossa preocupação de complementá-los e/ou consolidá-los mediante a busca de precisas informações contidas em jornais ou outros meios de comunicação da época.

Na próxima semana estarei dando sequência ao assunto,   publicando um quadro onde constam todos os titulos do Inter ao longo dos cento e tres anos cujo título será: INTER UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E TROFÉUS-volume 2

 

Heleno

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Heleno Costi

Heleno Costi

6 comments

  1. Simone Bonfante
    Simone Bonfante

    Da-lhe Inter: empilhador de canecos..

  2. Claudio Saldanha

    Grande Heleno! Só você mesmo para ter esse gas todo na busca de informações sobre o nosso Colorado do Coração. Parabéns amigão!, pelo teu esforço e dedicação. Se na diretoria do nosso Sport Club Internacional só tivesse pessoas abnegadas como você com certeza nossa sala de troféus necessitaria de um espaço bem mais amplo para poder acomodar todas as taças representativas de nosssas conquistas! Saudações e um grande abraço colorado! Claudio Saldanha

  3. Heleno Costi
    Heleno Costi

    Valdir,
    Como verdadeiros colorados, não podemos admitir que tentem subestimar nossas conquistas. Estamos simplesmente colocando os pontos nos “is” como disseram no e-mail deles, ou melhor dizendo, estamos restabelecendo a verdade histórica, de acordo com os fatos (resultado de disputas) realmente acontecidos.
    Abraço

  4. Heleno Costi
    Heleno Costi

    Alô Melo,
    O BAC merece.
    Como pudeste ver, a relação de títulos e troféus é grande.Tudo que consta na mesma foi devidamente comprovado. Como ainda temos uma semana pela frente, para divulgar o quadro pelo BAC, quem sabe ainda possamos aumentá-lo, posto que alguns troféus citados em certos sites e blogs não foram inclusos, tendo em vista que não ficou comprovada a sua autenticidade. Ainda sobra ânimo para tentar buscar mais. A propósito, soube que amanhã reabre o Museu que ficou fechado devido a todo esse imbroglio com o Ministério Público, pois estando localizado no Beira-Rio a Direção entendeu por bem não abri-lo enquanto não houvesse uma definição favorável que, felizmente, aconteceu. O fato atrapalhou um pouco, mas vou chegar bem antes do jogo para dar mais uma olhada.
    Saudações Coloradas

  5. valdir oliveira

    HELENO

    PARABÉNS, PELO TRABALHO, PELA DEDICAÇÃO, PELO ESFORÇO, DE ATUALIZAR ALGO SOBRE O NOSSO INTER, ABRAÇOS

    VALDIR

  6. Alô você, Heleno!
    Que brilhante trabalho de pesquisa. Tive a oportunidade de ler e sei exatamente o esforço que ocorreu para que a resultante fosse essa ótima obra. Parabéns Heleno!
    SC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*