Nunca tive a pretensão de falar pelo clube do meu coração ou pela imensa torcida Colorada, mas minha revolta é muito grande com a desproporcionalidade das reações a qualquer ação do Internacional nesse momento, desnudando o verdadeiro sentimento dos verdadeiros inimigos do esporte e da convivência pacífica. Acredito que o Sport Club Internacional, pela  sua história de vida, conquistas regionais, nacionais e interacionais, pelo comportamento de todos que já desempenharam suas funções na sua direção e, principalmente, pela sua imensa torcida, possuem qualidade moral comprovada, causam admiração e deveriam ter de todos, o devido respeito. 

Muitas pessoas ignoram, consciente ou inconscientemente, a gravidade contida em algumas de suas informações e posições, desconhecendo a responsabilidade contida nessas ações e palavras. Quando se afirma que uma pessoa ou um clube não é digno, estamos afirmando que agem sem decência e honestidade. No sentido fiel do uso dessas palavras e suas consequências diretas, se entende como um ataque à dignidade e é caracterizada como danos morais e, se na Justiça provado o contrário, o acusador é passível de uma reparação. Quem afirma que um clube ou os seus dirigentes, estão fazendo “manobras”, manipulando, não agindo com correção, está incitando, afrontando e atacando a dignidade do clube e das pessoas envolvidas. Isso é definido como ultraje. O respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência pacífica e tem grande importância na interação social.

Respeitar não significa concordar com tudo, mas significa não discriminar ou ofender outros por causa de suas escolhas. Muitos menos generalizar opiniões e ofensas. Vemos, nesse momento, a falta de respeito de quem quer ser respeitado, evidenciando total incoerência. Ser respeitado é preciso saber respeitar e isso não está acontecendo agora e há muito tempo. Vemos essa falta de respeito mútuo em todas as áreas atualmente em nosso Brasil e, infelizmente, seguindo os maus exemplos, isso se reflete no esporte brasileiro.

Não acredito e não posso aceitar que simples disputas entre clubes em competições ou em qualquer outra área de atividade, o respeito mútuo deva ser esquecido e que os diferentes modos de escolhas se resumem em um tratamento de desrespeito geral, de ofensas genéricas e por assim serem, covardes, pois fogem da responsabilização legal. São irresponsáveis porque criam condições favoráveis para um ambiente hostil entre torcidas e que, no futuro próximo, pode gerar reações mais agressivas ou de violência. Isso não é comportamento digno e responsável de esportistas ou de quem vive do ou no esporte.

Todo o ser humano, sem exceção, comete erros e, sendo isso verdadeiro, mesmo nesses momentos devem ser respeitados. Esquecem conscientemente de considerar a diferença existente entre as ações de pessoas com a entidade e a comunidade que representam. Não é possível que palavras erradas, proferidas em hora inadequada, “tragédia particular”, “sem condições emocionais de jogar” e “sentimento de que não pode mais ter futebol em 2016”, apesar de expressar o sentimento e a responsabilidade daqueles que tem a missão de defender os interesses do clube, sejam interpretadas e usadas de fora tendenciosa justificando reações desproporcionais como as que estão acontecendo. Nunca foi e não é minha intenção defender a propriedade das palavras ditas, pois caberiam na boca de um torcedor fanático, mas nunca em pessoas que representam um grande clube e que com esses posicionamentos inapropriados acabaram comprometendo a imagem e grandeza do Internacional. Demonstraram mais uma vez, entre tantas nos últimos anos, que essa gestão não está à altura da grandeza de nosso clube e de sua torcida. Não sou ingênuo a ponto de me deixar levar por interpretações tendenciosas, oportunistas e que buscam somente denegrir a imagem de nosso clube. Não é admissível continuar aceitando calado, frente às ações que visam exclusivamente atingir de forma inescrupulosa um clube e sua torcida. Não consigo entender, quais as razões que levam esses oportunistas perderem a noção do quanta repulsa geram quanto são ridículas e quanto descrédito merecem. Condenação explícita e torcida pela queda à 2ª Divisão que, infelizmente, também caiu sobre o nosso Internacional em todo o mundo esportivo no Brasil. Fica evidente que se aproveitam da comoção causada por uma triste tragédia, que infelizmente tantas vítimas provocou, para deixar fluir suas frustrações e seus instintos destruidores a serviço de interesses próprios ou de terceiros. Gostaria só que entendessem que uma queda à 2ª Divisão não é “o fim do mundo” e que isso vier a acontecer, foi pelos medíocres desempenhos em 2016, mas que esse clube e sua torcida tem a energia mais do que necessária para recolocá-lo de volta ao seu devido lugar.

Acredito que a história do Internacional, de suas conquistas, do seu comportamento, assim como de sua torcida, ao longo de tantos anos, merece consideração e o devido respeito. Penso que conforme a origem da própria palavra, esse momento deve ser olhado com mais responsabilidade e outra vez, pois o clube é digno de respeito e todos devem respeito ao Internacional e à sua torcida. A história desse clube e o comportamento irreparável de sua torcida evidencia isso e se torna incontestável.

É fácil entender determinadas reações, pois quem foi criado em sacadas e sobrevive de regalias que a grande maioria do povo brasileiro não tem, nunca vai enxergar ou valorizar uma torcida como a do Internacional, os Colorados, formada por gente comum, lutam, cheiram, pensam e se comportam como povo respeitador de leis, ordeiro, trabalhador e honesto. Por essa e outras razões muitos não aceitam essa história maravilhosa de realizações e conquistas geradas por gente de classe humilde, excluída, sonhadora e sofredora que levou esse clube ao magnífico patrimônio que tem hoje e a tantas conquistas regionais, nacionais e internacionais.

Nada mais justo que, como simples torcedor do Internacional, apenas mais um, exijo o devido respeito ao meu clube, à sua história e à torcida Colorada!

 

Antônio Carlos Pauperio

By Antônio Carlos Pauperio

Sou apenas mais um dos simples torcedores do nosso INTERNACIONAL. Atualmente resido em Salvador, na Bahia, mas mesmo distante continuo sempre acompanhando e torcendo pelo sucesso de nosso Colorado e pela alegria da nossa torcida. Para acompanhar o que escrevo, fora do nosso blog, acesse o endereço http://discutindoavidanormal.blogspot.com

12 thoughts on “A torcida Colorada exige respeito!”
  1. Meu amigo, se eu lhe disse que concordava inteiramente com seu comentário, e qual o colorado que não esta sentindo isto na pele, com ódios, deboches, inversão de sentidos e palavras, não aceitando nem o nosso legítimo direito de exigir na justiça aquilo que achamos ilegal, ou porque é muito feio ir para o tapetão, não acharam isto quando voltaram por ele em 1992, ou quando por 2 v2zes o fluminense fez uso dele para voltar direto da serie C p/A e quando tirou a portuguesa classificada e ele flu rebaixado tomando o seu lugar, ou quando no maior escanda-lo do futebol mundial anularam 11 jogos para favorecer o Corintians, nos tirando na mão grande aquele campeonato, isto tudo acharam legal e não acharam feio tudo isto para concordar com seu comentário, mas o amigo, por eu ter acrescentando um grupo jornalístico o maior deles aqui no RS, todos eles comprometidos com o nosso adversário, e citado nominalmente 2 de seus funcionários todos muito conhecidos que destilam ódio contra nos, o amigo BLOQUEOU meu comentário, o que me leva a acreditar que são todos iguais e aquele coloradismo estampado aqui não é tanto assim porque tem valores maiores, sendo assim encerro aqui a minha participação neste blog, vou procurar um que seja colorado mas não da boca p/fora.

    1. Lamento que essa seja seu entendimento. Não se trata de maior ou menor “coloradíssimo”, mas sim a preocupação responsável de resguardar nessas difíceis horas que o clube e os torcedores passam, de afirmações que não possam ser provadas ou demandem grande desgaste e grandes custos. Sou somente um dos simples Colorados que colaboram com o blog, entretanto esse espaço segue regras estabelecidas claramente e aceitas livremente. Se trata de um espaço reservado a experiências vividas com o nosso Internacional e opiniões leigas dos trabalhos realizados. Não nos cabe julgar pessoas, pois não é esse entendimento que tenho do BAC e posso estar errado. A coordenação do BAC acompanha todas as postagens e todos os comentários e a deixo livre para melhor decidir, pois não sou o “dono da verdade”. Como um declarado democrata, jamais exerceria o poder de censura, apenas, com a experiência de 70 anos que carrego, procurei resguardar o amigo Colorado e, como afirmei no início, lamento profundamente que não tenha sido entendido assim, pois essa hora é de união e entendimento.

  2. Paupério querido. Tua indignação é a mesma nossa. Aliás já faz algum tempo que estamos falando sobre isso. Como bem disse o Melo, não ha no INter um departamento, na verdade uma só pessoa que se preocupe com isso. Um erro tamanho…
    Mas quero aqui lembrar das vezes em que nós colorados nos manifestamos. E aí, tenho o cuidado de colocar nós, porque já incorri sim, neste erro. Outras vezes não, mas de alguma forma tenho pensado muito no que fizemos e recebemos de volta.
    Então quando dizemos que a torcida corintiana é tudo malandro assaltante, que a torcida do são aulo é tudo gambá, que a torcida do portoalegrense é toda de gazelas…. Bom claro que alguns vão dizer” Isso é flauta, é saudável…” Sim entendo, acompanho a tanto tempo o futebol que sei todas as flautas que cada uma das torcidas do país recebem e todas que aplicam….mas comecei a achar que não era brincadeira que se fizesse, quando fui ameaçada, pelo menos um ano e meio atrás, pelos próprios torcedores colorados. Veja bem, desde lá eu pressentia o que aconteceria com nosso clube este ano. Inclusive porque tivemos no caminho a noticia da assinatura do Inter com o Esporte Interativo…
    Para mim estava claro que este ano seria muito dificil escaparmos. Mas o que importa dizer, é que muitas vezes só sentimos o dessabor de uma flauta, de uma afirmação pública, quando nós a propagamos e recebemos o troco.
    Tenho me afastado das redes sociais especialmente nestes assuntos esportivos . Mas não deixo de sofrer e
    me entristecer com tudo o que vejo, ouço e leio. Infelizmente é só o ódio aflorando nas pessoas e tomando conta das tribos do futebol.Não é do futebol. É do ser humano.

    1. Adriana, esse sentimento de decepção é quase unânime entre os Colorados e, o pior, ninguém está vendo saída. Temo que muita coisa que desconhecemos deva vir à tona a partir do final da tarde de domingo. Ouvindo a declaração do Pato, como suspeitava, ficou evidente que deve existir grandes problemas internos, principalmente envolvendo o vestiário. A flauta no futebol é saudável quando sadia, mas extremamente perigosa quando feita com resquícios de ódio e carregadas de ofensas. O torcedor comum, como a grande maioria da população brasileira, tem vividos momentos de grandes frustrações e insegurança e as reações podem ser as mais diversas possíveis. Não gosto disso e acredito que as responsabilidades de cada um, independente das funções, devem ser observadas, pois a s consequências podem causar muita tristeza. A gestão de um clube popular, como nosso Internacional, deve ser preenchida por pessoas altamente qualificadas que saibam unir inteligência e paixão. Os erros vem acontecendo, de forma repetida, há vários anos e os avisos da torcida não são levados em consideração. De qualquer forma, não conseguimos deixar de amar esse clube e de acreditar em dias melhores.

  3. Bem apontado Pauperio!! Nesses momentos os oportunistas de plantão aproveitam os momentos delicados para buscar fama ou exalar maldades através de palavras.
    Daremos a volta por cima, toda a falta de respeito a qual estamos passando como instituição, será contornada com a força da torcida e através de títulos. Que sirva de lição tudo isso e cresçamos junto, fazendo do Inter cada vez mais gigante.

    1. Fabiano, verdade. Uma triste lição, apesar de injusta à torcida Colorada, para jamais ser esquecida. O resultado final é fruto de um trabalho que começou errado, se manteve errado e só poderia terminar errado. Apesar de todas as evidências serem contrárias, só vou acreditar no final da tarde de domingo.

  4. Alô você Pauperio!
    Absolutamente de acôrdo. Na reestruturação a direção que vier a assumir tem que ter um departamento, assessoria ou qualquer segmento QUALIFICADO, exclusivamente para tratar de IMAGEM DO CLUBE, pra fora e pra dentro. No inicio do ano a imprensa falou que um número absurdo de “convidados” foi para a Florida Cup por conta do cofre Colorado e não se teve notícia de que houvesse sido montada uma resposta, uma defesa. Ficou por isso mesmo. É assim que acontece agora. Falam acusam e o INTER se cala. Consentindo???
    Coloradamente,
    Melo

    1. Melo, a cegueira na gestão, a teimosia em manter decisões erradas e a falta de análises constantes de desempenhos evidencia a falta de um melhor preparo ou mais adequado desse grupo de gestão. Posso estar redondamente enganado, mas muita coisa irá submergir a partir de domingo e isso me assusta.

  5. QUINZE ANOS DEPOIS !!!

    Que legal Tchê, acabou está zica de tanto tempo sem conquistar uma TAÇA.
    Utilizaram todas as experiências passadas para agregar um novo momento.
    Internacional é o meu time, mas dou os meus parabéns a vocês Gremistas.
    Nunca será demais ter que esperar por um momento realizador e gratificante.
    Zebras sempre existirão num torneio curto, mas desta vez venceu um favorito.
    Enquanto existir FUTEBOL bem jogado em equipe, o título será conquistado.

    Anos se passaram sem que o co-irmão pudesse comemorar com a sua torcida.
    Nem lembro quando foi à última fez que conquistaram uma TAÇA TRI importante.
    Outrora iniciaram estas tuas conquistas e hoje já são PENTA CAMPEÃO da CB.
    Sei que o momento do meu COLORADO é triste, mas estou feliz pelo o meu PAI.

    Derrotas, empates e vitórias sempre farão parte de nossas vidas, sejamos fortes.
    Existirão momentos que não poderei comemorar vitórias, mas sempre escreverei.
    Participar diariamente no meio de vocês GREMISTAS e COLORADOS é ótimo.
    Ouço elogios, ofensas, críticas, mas jamais vou desistir de escrever por ser livre.
    Inimigos eu sei que são poucos, agora muitos AMIGOS eu conquistei diariamente.
    Seja PENTA FELIZ GRÊMIO, TU foste um BAITA merecedor deste QUINTO título.

    Abs. Dorian Bueno, Google + POA, 08.12.2016

    1. Dorian, respeito muito sua opinião. Realmente quem esperou 15 anos para vencer um título deve estar curtindo uma alegria imensa, apenas não comungo com alegria alguma, pois muito de suas atitudes não correspondem a grandeza do futebol gaúcho.

  6. CONCORDO, SE CAIR, FOI PELA CAMPANHA RIDICULA ESTE ANO NO BRASILEIRÃO. Sei, é FEIO, pois deveria cair pela fraca atuação dentro das quatro linhas, mas eu gostaria que alguém explicasse o que saiu na ZH de hoje em relação as conversas entre a CBF E O VITÓRIA, descoberto pelo jornal de são paulo, portanto isento de qualquer paixão regional, SÃO VERDADEIRA?? E SE EXISTIRAM E SÃO VERDADEIRAS, TEMOS ALGUMA CHANCE DE EXITO??? Pergunto tudo isso pq dentro do campo já está decidio ou alguem duvida??? CLARO temos que vencer domingo, mas temos alguma chance no tapetão???

    1. Vanderlei, os desempenhos do nosso Internacional ao longo do campeonato brasileiro de 2016 desse ano e de anos anteriores foram muito abaixo do que espera de um grande clube. Sempre foi o “clube favorito no papel” e sempre decepcionou. Sinceramente, o esforço pode e deve ter sido muito grande, mas a qualidade do trabalho de todos os envolvidos, desde a gestão aos atletas, foi muito baixa. Não sei, me preocupo muito com o que acontecerá a partir do final da tarde de domingo, pois imagino que muita coisa que desconhecemos deverá aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.