Por ser um personagem da cultura popular, são muitas as variações da lenda do Saci nos quatro cantos do país. O que não muda nunca é que o Saci é um ser mítico que habita as florestas, sempre muito travesso e pregando peças. Segundo a lenda do Saci, ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho.
O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa. O Saci cria um redemoinho (Furacão) quando passa rápido por um lugar, levantando folhas e sujeira. Quando isso acontece, a lenda do Saci conta que é possível capturá-lo lançando uma peneira no meio do redemoinho. Então, quem capturar o Saci deve retirar o seu gorro e colocá-lo dentro de uma garrafa.
Nesta quinta-feira o saci encara o furacão, seu próprio redemoinho, pela 24ª rodada do campeonato Brasileiro. Colorado vem de uma vitória de virada diante do São Paulo, mesmo com um olho na Libertadores encara o rubro-negro Paranaense buscando somar mais 3 pontos ba tabela. Para isso deverá ter uma equipe reserva em campo. O último treino Chacho trabalhou jogadas de bola parada, defensivas e ofensivas.
O confronto, que se iniciou em 1937, mostra ampla vantagem histórica alvirrubra. Até aqui, em 76 jogos, foram 31 vitórias, 23 empates e 22 derrotas, com 107 gols marcados pelos gaúchos e 81 sofridos. Ademais do retrospecto geral positivo, os dados recentes em casa – tirando justamente a decisão de 2019 – são extremamente positivos, com o SCI perdendo apenas uma vez em 20 partidas, com 14 vitórias. No entanto a última vitória em solo paranaense foi em 2014, e é diante deste tabu que o saci quer aprontar suas diabruras.
O primeiro duelo entre ambos foi na goleada alvirrubra por 4 a 1 no dia 21/3/1937, em amistoso disputado em Porto Alegre. Já são nove anos sem vencer o Athletico-PR fora dos domínios colorados. A última vitória aconteceu justamente em um 20 de setembro de 2014, ano da reinauguração da Arena da Baixada, agora Ligga Arena. Na ocasião, Rafael Moura foi o responsável por marcar o único gol da vitória colorada.
Desde então, foram cinco vitórias do Athletico-PR e três empates. No último encontro entre as equipes, no Paraná, o placar ficou zerado. A partida foi válida pela 17ª rodada do Brasileirão de 2022.

4 thoughts on “Saci e o Furacão!”
  1. Oi Adriano. Excelente comentário, além de ser muito elustrativo. O restrospecto não nos é favorável, o que seria mais um adversário durante o jogo. Precisamos pontuar e nos preservarmos para a Libertadores, o que torna uma situação difícil de contornar. Creio que um pontinho vindo para Porto Alegre, será de grande valia.
    Aquele abraço.

  2. Adriano, eu acredito numa vitória do Inter, vamos pra cima deles com os reservas. Dale meu Inter!!!
    Vitória colorada (sofrida) 2X1
    Explode coração!!!

  3. Alô você Adriano!
    Se repetirmos o resultado 9btido naquele 20 de setembro, onde o Dida teve uma atuação muito segura e o Rafael Moura foi cirúrgico e decisivo, ficaremos em uma posição confortável. O galho é que o Furacão já não precisa ficar na ponta dos pés para encarar qualquer time grande do país, 09 anos se passaram e o Athletico cresceu muito, o azar dele é e que vai enfrentar um Gigante. Diretamente de Natal RN
    Coloradamente,
    Melo

    1. Mesmo com uma equipe reserva, temos qualidade suficiente para encarar este desafio e sairmos vitoriosos, mas vai depender da vontade, da briga e da determinação dos jogadores em campo.
      Como já disse outrora, este é o diferencial.
      Vencer é possível, só depende de nós.
      Avante Colorado !!
      Tide França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.