Do Uniforme branco, do olhar de animal caçador, faminto estampado na face de cada um dos quatrorze guerreiros, combatentes que naquela manhã, em solo oriental ouzaram desafiar a então considerada melhor equipe do mundo, o riquíssimo Barcelona, recheado de craques que sobretudo contava com o reconhecidamente melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho. Mas tinhamos  um monstro chamado Clemer, um determinado Ceará, Índio o simbolo da garra, Fabiano Eller a técnica em pessoa, o aplicado Rubens Cardoso, no meio dois volantes com sobras de condicionamento físico, Wellington Monteiro e Edinho, Fernandão o predestinado, Alex e Vargas o pensador e o carregador de bola respectivamente,  Iarley o melhor em campo que só os senhores da FIFA não viram completado pelos garotos Alexandre Pato e Luiz Adriano e é claro aquele que se tornou personagem dessa verdadeira epopéia, Adriano Gabirú. E no comando dessas feras, Abel Carlos da Silva Braga, o nosso ABELÃO.  Na última blitz catalã Clemer foi notável tão incrível que quiseram os Deuses do futebol que fosse ele o último colorado a tocar na bola antes do sr Carlos Batres (Guatemala) trilar o apito e sacramentar o SC INTERNACIONAL, CAMPEÃO MUNDIAL, PELA FIFA. Depois do apito foi tudo emoção pura. A cada vez que revejop a transmissão do jogo me emociona ouvir o Galvão Bueno, gritar: ” Cadê o Parcão mostra  aí”, e o que se via era um MAR VERMELHO tomando o Parque Moinhos de vento, Sempre presente em nossas emoções. Nunca a frase do notável Nelson Silva foi tão aplicável: ” SIGA A TUA SENDA DE VITÓRIAS, COLORADO DAS GLÓRIAS, ORGULHO DO BRASIL”

 

17/12/2006 – 11h24
Ficha técnica de Barcelona-Internacional

YOKOHAMA, Japão, 17 dez (AFP) – Segue a ficha técnica da final do Mundial de Clubes disputada neste domingo em Yokohama, em que o Internacional de Porto Alegre derrotou o Barcelona por 1-0.

Mundial de Clubes – Final:

Internacional (BRA) – FC Barcelona (ESP) 1-0 (0-0)

Estádio: International Stadium (Yokohama)

Público: 67.000

Tempo: frio. Terreno: bom

Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)

– Gols:

Internacional: Adriano (82)

– Cartões amarelos:

Internacional: Indio (45), Adriano (84), Iarley (90+3) FC Barcelona: Motta (55)

– Escalações:

FC Barcelona: Victor Valdés; Gianluca Zambrotta (Juliano Belletti, 46), Carlos Puyol, Rafa Márquez, Giovanni Van Bronckhorst; Thiago Motta (Xavi, 59), Deco, Andrés Iniesta, Ludovic Giuly; Ronaldinho e Eidur Gudjohnsen (Ezquerro, 88).

Inter: Clemer; Ceará, Indio, Fabiano Eller, Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Fernandão (Adriano, 76), Alex (Fabian Vargas, 46); Alexandre Pato (Luiz Adriano, 61), Iarley.

15 thoughts on “17 de dezembro, INESQUECIVEL, 15 anos”
  1. Que dia! Todo colorado lembra da sensação de acordar cedinho e acompanhar o jogo lá de longe. Do sucesso em segurar o timaço do Barcelona e do gol no final! E segurar a bola na bandeirinha de escanteio? Indio sangrando, Fernandão saindo… nosso Mundial foi único, foi especial!

  2. Brilhante e emocionante narrativa Melo!

    Estava escrito nas estrelas, como diz a bela música da Tetê Espíndola. Desde o ano anterior (2005) quando fomos garfados, quando disputávamos o Brasileirão com grande chance de sermos campeões. Com acontecimentos jamais vistos no futebol brasileiro de tantas glórias (anulação de várias partidas, pênalti decisivo sonegado a nosso favor, etc.). A posterior confissão de um dirigente do Corinthians confirmou a trapaça.

    Mas seguimos em frente!

    2006 foi um ano mágico, inesquecível na vida de todo(a) Colorado(a).

    E mais, importantíssimo: Os deuses do futebol vieram e permaneceram do nosso lado, até o final do ano!

    Fizemos um brilhante Libertadores e quem pegamos nas finais? O São Paulo, então detentor do título da Liberta e do Mundo. Em uma atuação monstruosa do jovem Sóbis, um Inter soberbo e impecável venceu e calou o Morumby, trazendo a vantagem do empate para o nosso templo, o que foi conseguido heroicamente, tendo em vista também a grande qualidade do adversário.

    Yokohama nos aguardava. Iniciou-se toda uma logística e preparação do Clube para esse grande e sonhado objetivo que era à época pintar o planeta Terra de vermelho.

    Importante salientar que nosso Inter não abandonou o Brasileirão, tanto é que fomos vice-campeões!

    E chegou a hora da verdade. Emocionante partida de PoA, com o torcedor sempre dando alento ao nosso amado Clube. Centenas de Colorados(as) atravessaram o mundo apoiando o Clube, representando desse forma os milhões de representantes da nossa Massa Vermelha!

    Primeiro jogo, estreia sempre tensa contra um time do Oriente Médio, o Al-Ahly, vitória difícil, com gols de jovens da nossa base, Pato com 17 anos e Luís Adriano com 18.

    Nosso adversário na final, o poderoso Barcelona havia humilhado o América mexicano. 4 x 0. Na cabeça deles seria cumprir o protocolo, ganhar daquele time brasileiro e festejar na Espanha.

    Ah, mas eles não tinham a menor noção do tamanho da bronca que eles haviam se metido!

    Sabe o que é um time mobilizado, com sangue nos olhos, com faca nos dentes, com o garrão fincado no toco, organizado, jogando muita bola, sim fomos perfeitos na nossa estratégia, com um coletivo impressionante, o Abelão na beira do campo comandando aquele grupo de obstinados guerreiros!

    Fernandão, que líder, que sujeito bom, grandioso, predestinado, vencedor, esgotado, com cãibras, cedeu lugar a quem? Adriano (ué, o Abelão enlouqueceu?). Só que não. Em contra-ataque mortal, que se iniciou com um chutão do símbolo da garra Índio, raspada de cabeça do L. Adriano e construção genial da gigante Iarley para o gol do Gabiru.

    Quanto aos Deuses do futebol, ainda deram um tapinha naquela bola do Ronaldinho Gaúcho em cobrança de falta, que estava indo para o nosso gol, com o “monstro” Clêmer congelado, Bola pela linha de fundo Ufa!

    Muitos méritos no melhor ano de nossas vidas Coloradas a todos os Dirigentes, Funcionários, Comissão Técnica, Jogadores e nossa empolgante torcida, a melhor do Munnnnnndooooooooo!

    Menção honrosa para os dois Fernandos. O Carvalho e o Costa (Fernandão).

    Hoje à noite vou reviver essa conquista. No DVD claro!

    Abraços e cumprimentos à toda Massa vermelha!

    1. Alô você Célio!
      Brilhante comentário. Gostaria de ter tido a caneta para ter escrito tudo isso. Parabéns!
      Diretamente da Cavalhada, Porto Alegre Rs
      Coloradamente,
      Melo

  3. Jogo Festivo no Final do Ano!!!

    Time dos dirigentes do presidente x jogadores que contrataram!!!

    Objetivo: Testar os nervos de todos jogando futebol.

    Pré Jogo: Repórteres de rádio e TV

    Treinadores: Chefes das Maiores Torcidas disciplinadas

    Juíz e auxiliares: Narradores das maiores rádios

    VAR: Polícia Militar

    Representante da FGF/CBF: Papai Noel

    Responsáveis pelas bolas: Grupo de gandulas

    Narração/Comentaristas: Blogueiros de plantão

    Pós Jogo: Conselho deliberativo

    Abs. Dorian Bueno

  4. É isso aí, grande Paulo Melo!

    Maior conquista do futebol do RS em todos os tempos. Diante da máquina de jogar futebol do Barcelona, a supremacia do nosso grande e amado Inter por 1 x 0. Jogada magistral do Iarley e conclusão certeira de Gabiru. Aos 36 minutos do segundo tempo. Foi quando o tempo parou. E os relógios derreteram e congelaram, como no quadro de Dali, e os minutos não se sucediam, e o final da partida não chegava, continuava sempre adiado e o nervosismo dos torcedores aumentava… Mas, após tanto sofrimento e angústia, por fim, o árbitro apitou o término do jogo, e o mar vermelho tomou conta do RS e da história do futebol.
    Inter para sempre!

    Abraços

    1. Alô você!
      Tens razão quando falas em máquina de jogar bola. Isso torna o nosso feito extremamente fantástico. VIVA O INTER.
      Direto do bairro Cavalhada, Porto Alegre, RS
      Coloradamente,
      Melo

    1. Aloô você Roldan!
      Temos que pelo menos nos esforçar para eternizar esses “FEITOS RELEVANTES”.
      Direto do bairro Cavalhada, Porto Alegre, RS
      Coloradamente,
      Melo

  5. Uma data e um ídolo imortalizado, o dia que o mundo virou vermelho e Fernandão com sua liderança junto com os demais espartanos vermelhos e seu comandante Abelão, venceram e seguraram uma potência do futebol, deixando -os incrédulos e sem reação. E o epílogo final e apoteótico se tá com uma Porto Alegre completamente vestida de vermelho para carregar seus heróis até sua casa para efim comemorar a conquista do mundo. SALVE O ÚNICO CAMPEÃO MUNDIAL FIFA, pelos 15 anos de sua conquista.
    🇦🇹🇦🇹🇦🇹🏆🏆🇦🇹🇦🇹🇦🇹

    1. Alô você Júlio!
      Me emociono a cada vez que olho os momentos fantásticos daquele 17 de dezembro. ETERNO, ETERNO
      Direto do bairro Cavalhada, Porto Alegre, RS
      Coloradamente,
      Melo

  6. Para todos colorados, uma data muito especial !
    Para todos uma data muitíssimo esperada !
    Naquele domingo, 19horaz no Japão, 07horas no Brasil, iniciou-se um processo angustiante !
    Expectativa !
    Nervosismo !
    Espera !
    O grande e histórico jogo da vida de todos nós colorados !
    Para mim, és especial, uma data muito dignificante e significante de forma pessoal !
    Nosso adversário o supra sumo do futebol mundial, até o início daquela partida, o melhor clube do mundo !
    Minha casa cheia com amigos e filhos !
    Haveria uma comemoração familiar que só seria completa com o Título!
    Enfim, uma partida de igual Para igual com os ditos melhores do mundo !
    Mas eles não tinham Clemer, Ceará, Fernando e Gabiru !
    Ao final, venceu o melhor, o CAMPEAO MUNDIAL SPORT CLUB INTERNACIONAL, e a partir daquela data, comemoro o TITULO MUNDIAL, juntamente com o meu NIVER !
    Até o final dos meus dias, tenho motivos duplos Para ser FELIZ !
    E COMEMORAR !

  7. Maravilha de texto! Parabéns pra nós. Que essa lembrança sirva, sempre, como estímulo para novas conquistas. Que essa glória traga aos nossos dirigentes, o modelo de gestão vitoriosa: a UNIÃO!!!

    1. Alô você Guacir!
      És um privilegiado por ter presenciado esse feito relevante na terra do “SOL NASCENTE” .QUEM ME DERA!
      Direto do bairro Cavalhada, Porto Alegre, RS
      Coloradamente,
      Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.