É assim que temos que estar (Imagem: Google)

BLOG, UM ESPAÇO ABERTO E AGLUTINADOR

Muitas vezes percebo a diferença de entendimento da melhor e construtiva utilização das redes sociais, em especial de blogs, onde a participação é livre, democrática e espontânea. A utilização adequada tem com objetivo o desenvolvimento das pessoas, contribuir para reestruturação de práticas e ações, a satisfação pessoal e a inserção social de todos, sem preconceitos e discriminações.

O princípio básico para evitar crises e conflitos está no entendimento que a prática do respeito mútuo deva ser uma constante nas postagens e nos comentários, assim como na própria vida social. Isso só é viável quando existe o entendimento da necessidade de uma relação de respeito recíproco, com educação e justiça, entre os participantes vindos de diferentes grupos sociais, étnicos, econômicos, culturais e outros.

Com o objetivo de manter uma convivência civilizada e harmônica em um blog, se torna necessário dominar a arte de escolher as palavras para falar e escrever com elegância. Um cuidado muito grande deve ser tomado para não demonstrar em palavras, em textos ou respostas a comentários, aspereza, vulgaridade, arrogância ou desonra. As redes sociais foram criadas para unir pessoas, para eliminar distâncias, de forma a permitir uma aproximação de gente que não se conhece e que, possivelmente, nunca se encontrarão pessoalmente. Por essa razão, é importante a sua utilização livre, de forma adequada, respeitosa e construtiva.

A elegância de comportamento, tanto falando, como escrevendo, é possível percebê-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. Quando falam, são colocações carregadas de verdade e nunca de maldades ampliadas.

Como não há livro que ensine uma pessoa a ter uma visão generosa do mundo, a participar nele de forma não arrogante, é preciso procurar viver e agir de forma elegante, exercitando a gentileza e a solidariedade no dia-a-dia.

As redes sociais tem como sua principal finalidade facilitar o relacionamento saudável entre as pessoas, criando vínculos inimagináveis no passado recente. Nunca deveria ser esquecido que sua acessibilidade pode ser compartilhada com usuários distribuídos pelo Brasil e pelo mundo todo e que esse recurso pode acelerar a propagação de informações instantâneas de todas as espécies, boas ou ruins, no campo político, social e pessoal. O poder de agregação, de influência com a propagação exponencial do bem ou do mal, de destruição, das redes sociais, é imensurável e só por essa razão deveria ter sua utilização adequada mais respeitada.

Muitas vezes ouço e leio algumas pessoas reclamarem de haver censura em blogs, mas entendo que, infelizmente, ela se torna necessária, quando o comportamento não está compatível com os princípios estabelecidos à livre participação, principalmente quando contém conteúdos deselegantes, destrutivos ou impróprios (sexuais ou de linguagem ofensiva) expostos indevidamente às crianças, que também compartilham o espaço na Internet. Muitas vezes é necessário que alguém mais ciente dos riscos  de possíveis más interpretações das palavras colocadas, faça uma prévia censura (simples troca de palavras) de forma a proteger quem as postou e que não levou em consideração essa hipótese, inclusive na área judicial. Temos plena consciência que a liberdade de opinião e de expressão são pressupostos fundamentais à democracia, trazendo consigo a honestidade, a verdade, o respeito mútuo e o direito à privacidade.

Nessa linha, o BAC (Blog Arquibancada Colorada) busca, cada vez mais, uma identificação maior com toda a torcida Colorada, se portando como um porta voz dos torcedores das arquibancadas do Beira-Rio. Hoje, acompanhar as postagens no BAC, pela seriedade com que todos participam, de forma cidadã, com opiniões civilizadas, respeitosas, apaixonadas, mas não fanáticas e honestas, se torna uma leitura diária imprescindível, pela qualidade dos textos e comentários postados. São postagens e opiniões brilhantes, de diferentes conteúdos, muitas vezes com posições até questionáveis e conflitantes, mas que primam pela elegância, pelo respeito mútuo, pelo desejo de unir Colorados e pelo respeito aos demais torcedores e à Instituição, o Sport Club Internacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Antônio Carlos Pauperio

Antônio Carlos Pauperio
Sou apenas mais um dos simples torcedores do nosso INTERNACIONAL. Atualmente resido em Salvador, na Bahia, mas mesmo distante continuo sempre acompanhando e torcendo pelo sucesso de nosso Colorado e pela alegria da nossa torcida. Para acompanhar o que escrevo, fora do nosso blog, acesse o endereço http://discutindoavidanormal.blogspot.com

27 comments

  1. Charles Grellmann
    Charles Grellmann

    Buenas Pauperio !!

    Ótimo texto !! Ser um blogueiro não é fácil !! Ser um blogueiro com qualidade é mais difícil ainda, principalmente pelo fato que hoje qualquer pessoa pode ter um blog.

    Não sou um torcedor frequente aqui no blog … mas me surpreende muito a alta qualidade dos textos e dos comentários de todos que participam nesse espaço.

    Te confesso que quando o Mello me convidou a escrever para o BAC em Outubro passado fiquei um pouco receoso, pois tenho dificuldades na escolha do tema a ser abordado. Mas, não exitei e venho escrevendo ao BAC com muito prazer e satisfação !!

    Um forte abraço a todos que fazem desse espaço, um espaço de qualidade e de troca de opiniões de alto nível .. sempre visando o bem do nosso clube do coração .. o nosso Inter !!

    Saudações

    • Antônio Carlos Pauperio

      Charles, comentário como esse teu me traz uma paz interior muito grande e uma certeza que somos parte de uma maioria esmagadora da torcida Colorada. Nossa preocupação se resume a praticar o bem, a querer o bem e a curtir, de forma sadia e com máxima intensidade, o nosso Internacional. Sua participação, postando e comentando só agregou qualidade ao nosso, sim, nosso Blog. É uma satisfação e uma honra ter você em nossa companhia e fazer parte desse grupo que vive a realidade da família Colorada do BAC.

  2. Alô você Pauperio!
    Só pessoas com sensibilidade podem gerar um texto com esse teor e essa qualidade. Confesso que esse exercício de “Blogar” com qualidade, não é fácil e especialmente aqui onde se mexe com paixão de forma unilateral, não é uma tarefa fácil. O que torna esse exercício facilitado é a qualidade dos “frequentadores” que exercitam diariamente essa forma de comunicação colocando as suas ideias e sobretudo entendendo o processo de limites, barreiras etc.
    Parabéns Pauperio.
    Coloradamente,
    Melo

    • Antônio Carlos Pauperio

      Melo, é fácil entender quando somos apenas um entre muitos… Não sei se exagero, mas o que nos une é uma amor puro, desinteressado e sadio que busca sempre o melhor para nosso clube e para nossos irmãos Colorados. O que nos incentiva e conforta é sentir que somos iguais a todos, nos portamos como a grande maioria da torcida Colorada e sempre nos matemos de braços abertos para abraçar mais Colorados.

  3. Arquibancada Colorada
    Arquibancada Colorada

    NOTÁVEL PAUPERIO, NOTÁVEL.
    CONGRATULAÇÕES!

  4. NOTÁVEL PAUPERIO, NOTÁVEL.
    CONGRATULAÇÕES!

  5. Wolfgang Weittefooder
    Wolfgang Weittefooder

    Paupério, bom dia! Perfeito suas colocações.

    Vários colorados do antigo Blog Colorado ZH migraram para cá porque o atual domínio daquele blog permite a publicação de comentários altamente ofensivos e o nível do debate caiu muito com a permissão de palavras chulas que são inaceitáveis em um regime verdadeiramente democrático. Por outro lado, mesmo no antigo domínio, onde havia moderação dos comentários antes de sua publicação final, os debates eram acalorados e em certo ponto algumas ofensas escapavam, desde que as palavras não fossem chulas.

    Então, nós que migramos de lá estamos acostumados, muitas vezes, a não concordar com a opinião dos outros com um pouco mais de assertividade, que pode gerar até um sentimento de ofensa. Assim, eu particularmente, gostaria que o pessoal do BAC me puxasse as orelhas via email se eu porventura utilizar este expediente de alguma maneira aqui. Jamais terei a intenção de ofender alguém, mas palavras são palavras e às vezes soam diferentes aos ouvidos dos outros.

    Dito isso, gostaria de compartilhar uma opinião com os amigos colorados. Há um oba-oba na imprensa, em geral, que o Inter vai passear na Série B, que vai ser fácil, etc, baseados nos jogos que fizemos contra Corinthians e Palmeiras e também na estreia contra o Londrina. Os jogos contra o Corinthians e Palmeiras são de origem e natureza diferentes, há todo um entorno, uma mobilização e é mata-mata. São times fortes que jogam e deixam jogar – até certo ponto. O jogo contra o Londrina é uma amostragem muita pequena. Enfim, eu só acho que poderemos dar uma opinião mais consistente lá pela décima rodada. Em teoria, sim, o Inter vai ganhar a Série B com facilidade, mas este oba-oba só aumenta a vontade dos adversários de jogar com muito mais intensidade contra o Inter só para contrariar a imprensa ufanista. Não gosto da postura da imprensa que não aprendeu ainda que futebol é jogado. Parece até intencional para criar dificuldades.

    • Alô você Wolfgang!
      Também não gosto dessa “posição” da imprensa com relação a propagar o amplo favoritismo do INTER. Isso na largada pode até ser favorável, entretanto o sucesso de três ou quadro rodadas acompanhados por esse procedimento, pode vir acompanhado de uma soberba que pode nos derrubar. Gostei da tua observação, vamos remar contra tanto quanto possamos.
      Coloradamente,
      Melo

      • Wolfgang Weittefooder
        Wolfgang Weittefooder

        Melo, pois é, lembremos o Vasco no ano passado, que começou amassando todos os adversários e somente subiu na última rodada, apertado.

    • Antônio Carlos Pauperio

      Expliquei ao Vanderlei que meu texto não teve em nenhum momento a pretensão de corrigir alguém, pois foi somente um comentário sobre vários blogs que acompanho. Sou apenas mais um em nosso, sim, nosso blog. Quanto ao teu comentário sobre o oba oba, concordo plenamente contigo. O ambiente ainda é turvo e meio nebuloso. Concluir qualquer coisa agora é prematuro. Sinceramente, não vejo o time ainda completo e confiável. Esse comando técnico, não me convence, principalmente porque o time ainda não apresenta nenhum conjunto. Essa interpretação europeia da utilização do três no Internacional é questionável. inda penso que seria melhor o 4 x 4 x 2, defendendo com 8 e atacando com 3, para não deixar o Internacional sem rebote ou sem ataque.

    • bike boy colorado

      Olá Wolfgang, concordo com você integralmente em relação com o escrito no último parágrafo. Esse campeonato brasileiro da B tem 38 rodadas, é portanto muito longo e desgastante. Vai longe a coisa. Não podemos tirar as sandálias da humildade mesmo que tenhamos um início fulminante. O exemplo citado por você é real. Vasco no ano passado. Começou a milhão e quase não sobe.

      Nunca esquecendo que não basta subir para a A. Temos que subir jogando um futebol convincente que nos permita competir em igualdade de condições com os grandes da série A em 2018. Estamos passando por um estágio probatório, então que possamos terminar 2017 bem melhor, muito melhor do que começamos!

      P.S.: Mas se der para dar uma beliscadinha na copa do Brasil, nada contra!

      Abraço!

  6. Bom texto Pauperio. E se em algum momento ofendi alguém aqui, ou até este meu jeito de estar sempre azedo e de não gostar de nada PEÇO DESCULPAS, este blog virou um vicio meu, chego a ficar nervoso kkkk se não consigo ler ele por um dia as vezes abro tres a quatro vezes no dia para ver o que os parças escrevem, OPINIÕES, são como discutir em grande grupo, politica, religião e futebol, cada um tem seu gosto,dentro da elegancia e cordialidade podemos expressar nossas opiniões, quem não gostar de determinado comentário ou jeito de comentar,não o lê, pula e segugue a vida.

    • Antônio Carlos Pauperio

      Vanderlei, o texto não teve endereço algum, foi apenas uma colocação em vista do que tenho lido em vários blogs. Sinceramente não tive intenção alguma em censurar ou corrigir ninguém, pois nunca tive essa pretensão. Você, como todos os outros, só enriquecem nosso, sim, nosso blog e cada um tem o seu jeito de escrever e expressar suas opiniões. Desculpe se de alguma maneira posa ter te atingido, mas não foi minha intenção.

  7. Gaude

    Elucidativa e oportuna postagem Pauperio, parabéns!

    Comigo também, parafraseando os já conhecidos vanderlei e Wolfgang lá do outro finado blog, acaba se tornando um vício diário quando o trabalho permite, dar uma lida nas opiniões que me acostumei a ler e até embasar algumas convicções sobre o nosso Inter, tamanha a propriedade e acerto nas observações que os amigos oferecem diáriamente.

    Não sei se com os diletos amigos acontece isso, mas perco a noção da dimensão do alcance do blog no universo esportivo local e nacional, quiçá internacional. Dado o alcance da web no Planeta inteiro, nós aqui na simplicidade de casa ou escritório, teclamos nossas convicções, impressões ou decepções, que normalmente ficariam apenas na roda de amigos ou um comentário fortuito, mas com esta oportunidade ímpar que é poder participar aqui na aba dos comentários do BAC, amplifica a responsabilidade enormemente e ao mesmo tempo, somos “ouvidos” por uma gama muito maior de torcedores iguais à nós , que tem as suas convicções e opiniões e claro, seu imenso amor à este clube que nos move emocionalmente na estrada do esporte bretão que tanto sucesso faz aqui no Brasil.

    Comparo este prazer ao mesmo de estar sentado numa cadeira lá no Beira Rio e assistindo o jogo, num dado momento ou lance, sai um comentário do vizinho ou vizinha que não conheço, mas ali naquele momento é como se fôssemos velhos conhecidos e amigos, unidos pela mesma coisa: o amor ao Inter, tanto que saindo um gol, acabo abraçando quem está do lado tamanha a alegria e a energia apaziguadora que se instala no estádio inteiro. Depois , passado o momento, eu fico envergonhado ou no mínimo um pouco retraído, se estou só e cercado de desconhecidos , mas todos envolvidos na mesma emoção de torcer pelo Inter.

    Aqui, sinto a mesma energia. Todos vocês são amigos e partilham suas impressões e emoções no sentido de construir um cenário melhor para o clube do coração e assim sofre menos, se as convicções aqui postadas, forem implementadas, guardadas as proporções, é claro. Assim, esta atmosfera de respeito, misturada com o fanatismo de cada um, com a vivência de cada um e o entendimento particular de cada um, fazem daqui deste espaço uma verdadeira terapia psicológica, onde se sofre menos, porque os problemas que todos sabemos o clube tem, são partilhados e soluções plausíveis são postadas aqui e sabe-se lá, não são aceitas e absorvidas pelos comandantes da nossa paixão futebolística e fazemos parte do imenso universo da torcida colorada, única na forma de ser e amar este clube campeão.

    Complementando por fim o pitaco do amigo Wolfgang sobre facilidades que a imprensa já tenta rotular o Inter terá na série B, bah, mentira. Estão abastecendo os adversários de gana para nos vencer, só isso.
    Muito boa a diferenciação que tu colocastes amigo. Uma coisa é mata-mata da CB, outra é o Brasileirão série B. Adoram fazer isso com o Inter. É como eu digo, quando aparece alguém do nosso clube na vitrine do “bem amigos” , é azar na certa, porque a verborréia enfeitando e dourando a pílula acabam envenenando a mobilização e pegada tão difícil de conseguir com as cabeças volúveis dos boleiros que são imaturas na sua maioria, apesar das fortunas que percebem no fim de cada mês. Em outros programas da tv paga idem.
    Obrigado amigos, por terem a paciência de ler este fanático colorado todos os dias.
    Grande abraço à todos.

    • Antônio Carlos Pauperio

      Gaude, sempre leio com atenção teus comentários, pois representam uma verdade de torcedor Colorado e sempre acrescenta algo inteligente e construtivo em relação ao Internacional. Realmente nossas opiniões “correm o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo, aumentando em muito nossa responsabilidade de bem informar aqueles Colorados que sofrem com a distância e a falta de informações verídicas de nosso Internacional. Que bom dividir esse espaço com gente com teu gabarito.

  8. Boa tarde a todos. . . .

    mas também não podemos entrar no campeonato em um baixo astral, achando que tudo o que aconteceu no ano passado vai acontecer de novo, o Inter é um clube grande, sua camisa impõem respeito, e os exemplos de Corintians e Palmeiras provam isto, eles nos respeitaram.

    Agora quem não nos respeita, e a estes temos que estar atentos porque eles formam opinião, é a imprensa e não é só a nossa aqui do RS a do centro do pais também, assisto diariamente programas da SportV, ESPN, Fox, menos a Band porque esta tem o Neto e só olhar para a cara daquele cachaceiro me faz mal, e eles estão divididos alguns acham que o Inter dará a volta e nos tratam da maneira que nos merecemos, mas ao mesmo nestes prefixo tem aqueles quer fazem ao contrario como por exemplo o cara da ESPN que disse que teríamos chance O contra o Palmeiras.

    Alguns aqui não citaram o nome do P.Ernesto, que disse o Inter voltará com os pes nas costas, por esta razão também não entendo se ele diz, que não voltaremos que será muito difícil e coisas deste tipo, iriam crucifica-lo dizendo jornalista gaúcho fazendo TERROR na torcida, já não chega aqueles azuis travestidos de jornalistas e na RBS estão a maioria deles que já fazem isto.

    O fato é seguinte nos jogos aqui no BR a começar por amanha temos que nos impor, eles quando chegarem ao estádio e verem este PALACIO GIGANTESCO E LINDO que é o BR já devemos ganhar o jogo por isto e complementando com as arquibancadas lotadas ou quase, e com o grito da torcida
    dificilmente deixaremos de ganhar, uma coisa é lotar e estádio e jogar contra Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo , Corintians só para ficar neste, que são grandes e acostumados a isto, e outra
    é fazer o falei acima contra, Londrina, Luverdense, Oeste, Abc, Boa, V.Nova e etc. destes 20 da serie B
    os que realmente não sentirão isto talvez venham a ser Ceará, S.Cruz e os dois daqui, o resto vão sentir.

    • Antônio Carlos Pauperio

      Henrique, concordo com tuas colocações. Acredito que com a qualidade do plantel contratado o nosso Internacional não terá grandes dificuldades em superar os adversários e retorna à Série A, entretanto não há lugar para o decido, a soberba e subestimação. O que mais me preocupa hoje, é a falta de clareza nas ações do comando técnico e que até hoje anda não temos um time compacto, apresentando um bom e confiável padrão de jogo e que mostre em campo o que está sendo treinado.

  9. Sem estress Pauperio. Quanto ao oba oba, levo pelo lado de que estrutura física, financeira, nosso internacional está á frente de muitos aí na B, até no final do jogo contra o palmeiras o Felipe melo, disse em entrevista na sportv, que o inter irá passar folgado na B por ser um time de série A, etc, etc. Cabe aos dirigentes técnico e até os jogadores se manter com humildade que certamente tudo irá dar certo.

  10. Gaude

    Em tempo pessoal:

    A notícia do final da tarde é a escalação do ataque Colorado para amanhã: Pottker e Cirino. O paulista jogará pela direita no lugar de Nico e Cirino na esquerda.
    Então quem faz gols, sai do time?
    E quem perde gols fica?

    Tudo bem a estréia do goleador do Paulistão 2017 no time par amanhã. Mas tirar quem vinha fazendo gols? Me explica porque eu não entendo isso.

    Lá vem a historia do empresário do jogador que tem trânsito na direção?… Ouvi dizer que foi por isso que o Flamengo deu graças a Deus que ele saiu. E logo o uruguaio que vinha fazendo gols e sendo o motor do time na marcação de gols é sacado?
    Não dá pra entender.

    • Antônio Carlos Pauperio

      Gaude, em postagens e comentários anteriores, já coloquei sobre minha dificuldade em entender a “lógica” desse comando técnico. Não sei, posso estar errado, mas esse é um jogo para iniciar com os três, Pottker, Nico Lopez e Cirino. Essa mediocridade me deixa muito contrariado e, sinceramente, não é coerente com a ambição e a história Colorada.

  11. bike boy colorado

    Excelente texto Pauperio. O respeito pela opinião alheia que muitas vezes não bate com a nossa. Mas pode ser contra-argumentada com respeito e educação. Precisamos ter muito cuidado com expressões ofensivas. O BAC é um espaço democrático para nós colorados(as) expressarmos tudo que pensamos do nosso Inter. Dividindo nossas alegrias e eventuais tristezas multiplicamos esse sentimento tão bom e que deve ser sempre valorizado: A amizado.

    Grande abraço!

    • Antônio Carlos Pauperio

      Bike boy Colorado, verdade, um espaço para agente regar a amizade e colher novas que venham a participar desse espaço Colorado. Concordar ou discordar de opiniões faz parte da convivência pacífica e do respeito mútuo à livre expressão.

  12. Bom dia . . . . .

    Pauperio, se ele colocar 3 na frente, pode ter certeza que o terceiro não será Nico ou Cirino, e sim o seu bruxo que joga em todas ROBERSON.

    • Antônio Carlos Pauperio

      Verdade, Henrique. A impressão que dá é de que ele se sente na obrigação de colocar o indicado… Gostaria de ver o time hoje com os dois laterais mais soltos para ajudar com jogadas pelas pontas. Acredito que a forma do William jogar hoje é orientação dele, não marca e não ataca.

      • Concordo com o amigo, se os laterais tiverem participação mais ativa vai melhorar e muito, porque até agora estamos já quase na finaleira de maio os nossos laterais tiveram participação mínima, o carlinhos até se machucar fez isto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*