Quando começamos a acalentar o projeto deste blog, pensamos em um espaço democrático, aberto a todo  e qualquer Colorado que nele quisesse expressar a sua opinião e, em especial aos Colorados das “plagas mais distantes”. Aqueles que não tem, como nós temos, a oportunidade de acompanhar de perto o nosso Inter.

Neste um mês e pouco de blog,  acompanhamos as idéias e opiniões de colorados de todos os lugares e, invariavelmente, o assunto era sobre o futebol no inter. Mas é óbvio , dirão alguns. Um blog sobre um time de futebol vai falar sobre o que? Rugby?  Claro, teve o meu post falando de um jogador do nosso time que é uma máscara só ( update: e desde a publicação deste post tenho revelado, em off, o nome do vivente e várias, mas várias pessoas mesmo, concordam que o cara é um boçal de primeira. E jogador de quinta, mas isso não vem ao caso agora ).

Se bem que as vezes tem jogador que faz só isso, mesmo: pega a bola e leva pra casa


Como eu nunca escondi de ninguém que não sou um profundo entendor do futebol, no sentido de poder discutir com propriedade sobre esquemas táticos, substituições, se o jogador A estava chegando pelas laterais quando esse era o papel do jogador B, ou assemelhados, se eu quero participar  do blog tenho que “achar” algo para falar.

Mas falar sobre o que, cara-pálida ?

Ora, meus caros. O Inter é um clube de futebol. Mas só chegou onde chegou por ser administrado de forma correta, como se administra uma empresa séria que quer ter lucro, aquilo que as vezes tem empresas com vergonha de admitir que tem, em um país de tantas desigualdades.  Ou também porque se tornou, via de regra, proibido falar que se tem sucesso no Brasil. Como se fosse pecado ganhar dinheiro. Se ganhamos é porque somos capitalistas insensíveis . Se perdemos é porque somos incompetentes mesmo.

Mas o fato que o Sport Clube Internacional é hoje, uma empresa de sucesso MUNDIAL. Nossa marca é reconhecida nos quatro cantos do planeta. O escudo do S, do C e do I entreleçados hoje é uma máquina que tem milhões de seguidores fiéis.  E hoje, cerca de 110 mil destes seguidores fiéis são CLIENTES VIP desta empresa.

Sim, meus amigos.  O sócio é um cliente VIP do Inter. Temos prerrogrativas na compra de ingressos, acesso a lugares diferenciados, descontos nas Lojas, entre outras. Tudo em troca da nossa contribuição mensal. Todo e qualquer colorado,  é um CLIENTE do Clube.  Toda criança que nasce colorada, torna-se cliente desta “empresa”.

Ok, me dirão alguns. Isso é tão claro como falar que no departamento de climatologia do céu, São Pedro é o Manda Chuva.  E aí ?

Aí que eu achei algo que me interessa e que é a minha área de atuação e que, embora eu esteja longe de ser um especialista,  com certeza domino mais do que falar se o Joel Santana é melhor que o Burr, ops, Muricy.  ( Atenção, Viúvas do “aqui a genti trabáia, meu filho”: acabei de assinar o meu atestado de “não entendor”…. )

Lidar com cliente e cativá-lo faz parte do meu dia a dia. Aguçar o seu sentido de compra, fidelizá-lo à minha marca, em especial usando a Internet, é uma arte que me encanta e na qual eu tenho o meu ganha-pão. E é sobre isso que os meus próximos posts tratarão: o “cliente” do Sport Clube Internacional está sendo bem tratado ? O que podemos fazer para aprimorar este atendimento ? O que podemos ou devemos mudar ?

Aguardem que ainda esta semana o primeiro post da Série “ O cliente do Inter” estará, em primeira mão, aqui no ARQUIBANCADA.

Costumo não deixar passar em branco as coisas que me chamam a atenção. Tantas as positivas quanto negativas.

Por isso que não vou falar sobre o pai do Muricyzinho.

Quando só se acha coisas negativas para se adjetivar, a coisa perde a graça.

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By Puerta

No instante que José Antonio Puerta Rodrigues deu o seu primeiro grito de gol, em 23 de junho de 1970, a Seleção Brasileira campeã de 1970 desembarcava no País. Repórteres invadiam maternidades em todo o Brasil para saber se as mamães daquele momento iam colocar o nome de seus filhos em homenagem aos heróis do tri. Dona Silvia, sua mãe, singelamente respondia que não, o nome do seu filho seria em homenagem a São José e a Santo Antonio e que ele seria Colorado fanático . E desde então ele honra o vermelho-sangue que corre em suas veias. Viveu os nefastos anos em que sofríamos calados, indo e vindo do Gigante erguido a Beira do Rio, e aquilo lhe serviu para mostrar que ser Colorado é mais do que torcer para um time. É ter a alma de um guerreiro bravo. É ter esperança, fé e acreditar que nunca devemos nos entregar, por pior que possa parecer o desafio. Quando Horácio Elizondo apontou o centro do campo na noite de 16 de agosto de 2006, sentiu o peso que carregava em suas costas aliviar como que por um milagre. Por um instante enxergou seu avô materno -José Puerta-, o responsável pelo Coloradismo Inconteste de sua família, lá no céu, ao lado de outros tantos Colorados que não tiveram de presenciar in loco a alegria que nós tivemos, sorrir. E aí, ele sentou na molhada arquibancada da Social do Beira Rio e chorou. E prometeu para sempre: NADA VAI NOS SEPARAR !

5 thoughts on “Para um não entendor… só um post não basta.”
  1. Salve Puerta!
    Já deixei as “estrelinhas” ao post!
    Aliás, se precisar de sugestoes sobre mau tratamento dos clientes Colorados, posso te listar alguns, para futuros post.
    Sao assuntos que de alguma forma chamaram minha atencao e, penso, cabem em suas futuras analises.

    A relacao clube- torcedor ainda é tratada mais com paixaoe, sem a devida frieza que um negocio deve ser tratado.

    Ah! Nem preciso dizer, pq já falamos muito no twitter sobre isso…
    Só pra lembrar… Muricy está de volta ao mercado!!!kkkkkk

  2. Ótimo Puerta!!

    Você colocou no seu post o seguinte:

    ” … E é sobre isso que os meus próximos post’s tratarão: o “cliente” do Sport Clube Internacional está sendo bem tratado ? O que podemos fazer para aprimorar este atendimento ? O que podemos ou devemos mudar ?…”

    Essa é a tônica desse fabuloso instrumento que ora usamos para discutir, aprender e até fazer pesquisa de clima, mercado e de satisfação dos clientes do Inter ( Torcedores- sócios ou não sócios )

    Porém, acho que em alguns momentos precisamos de ter alguém para comentar de forma mesmo empírica sobre futebol, pois o torcedor comum gosta de ver o time ganhando, fazendo boas contratações, mudando esquema tático e etc… Afinal, neuróticos e técnicos de futebol todos nós somos um pouco…

    E como é bom ver a galera preocupada com o produto final disso tudo que são os gols, não ??

    E vamo! Vamo! Inter !!!!!

  3. Caro Puerta , também não aguento mais essas notícias provocativas e tendenciosas sobre o INTER , seus negócios e sua rotina.
    Mas observando que todo e qualquer noticiário prima e enfatiza o negativo,o trágico,expondo e enaltecendo o lado ruim de pessoas , instituições e situações.
    Como essa mesma parte da imprensa não pode ver o sucesso ,de um outrora clube emergente,em exemplo de gestão em qualidade com reconhecimento mundial,que se procure ou invente deslizes ou chavões.
    É o caso do balcão de negócios.
    E os inúmeros acertos e pessoas que nos fizeram alcançar o patamar atual ???
    Terá sido sorte ou acaso ???
    Ou será que esses gênios preferem dar do que vender e receber o valor devido.
    Bem,para isso também é preciso ter o que vender.
    E em recebendo saber gerir esse recurso e não perdê-lo para o ”condomínio”.
    Assim sugiro aquele sábio conselho de que tudo que disseres ou escreveres sobre mim em sua forma negativa , será devidamente deletado sem a menor chance de análise.
    Sobre o ”máscara” o Marcelo Junges me contou quem era a ”peça” e confesso que não me surpreendi.
    Sobre o Muricy é bom que fique no palmeiras,pois seu mau humor combina com a beligerancia da torcida alviverde.
    Dá-lhe Fossati e um novo estilo,que não tenho dúvidas será copiado por muitos.

    Um abraço e parabéns pelo texto.

    João Carlos Bremer.

  4. Muito inteligente as tuas colocações, Colorado Puerta. Acho que estamos com uma grande administração, tanto no futebol como patrimonial. Obviamente que a “mídia imparcial” está sempre procurando algo para minimizar o crescimento fantástico do INTER, em termos mundiais. Quando vendemos jogadores, para não perder o vínculo com o vencimento do contrato, e por valores fantásticos, somos balcão de venda de jogadores. A Azenha “dá” craques, e não falo só do Ronaldinho, faz contratos mal-preparados e vê seus “menos ruim” jogadores irem embora para jogar em timecos da Itália, da Alemanha, terem uma negociação nebulosa do seu estádio, indo para o belo bairro do Humaitá….e o assunto não passa de 1 dia. Quando não sabem o que falar de nosso técnico, Campeão da Libertadores e da Sulamericana, publicam que ele “fuma”. Parece piada. Tenho certeza de que a “mídia isenta” está torcendo por tropeços Colorados hoje e Domingo, no greNAL. Daí vão encher as suas páginas para vender jornal pra Azenha.
    Ah……eu sou viúva do Muricy…..minha única discordância do teu post. Mas agora sou FOSSATI.
    Saudações Coloradas
    Nolci Santos

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